segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cidadania, Faça a sua parte

Muitas vezes perguntamos, será que o povo sabe o que é cidadania? Ou melhor, será que eles estão exercendo o seu papel de cidadão e cumprindo o seus direitos e deveres? As vezes as pessoas por serem leigas e não conhecerem as leis que existem em nossos países, estão deixando de reivindicarem os seu direitos e deixando de cumprirem os seus deveres.
A constituição Federal no Artigo 5, IV diz que nos somos livres a manifestar nossos pensamentos e que todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. O que está faltando para o povo é conhecer as leis de nosso país para assim poder exercer o seu direito de Cidadania e não ficar nas mãos dos outros.
Precisamos exercer o nosso papel na política Brasileira para assim procurar melhorar nosso país e para isso não podemos ficar parado e leigo em tudo. Cidadania e Civismo é o Amor a Causa pública, a Dedicação a devoção e se amamos a causa publica temos que está dentro dela manifestando e tomando posse do que temos direito.
Como, uma empresa para contratar o seu funcionario exige que o candidato Elabore um CURRÍCULO, para assim conhecer a pessoa e saber se ele tem habilidade, formação e capacitação para o tal cargo disponível, assim tambem deve ser a nossa atitude na hora de escolher os nossos representantes.

E como podemos fazer nossas escolhas? Observando o perfil de nossos representantes, o bom testemunho, a vida familiar, o conhecimento das leis que existem em nossos país, Honestidade e Carater. Deus deixou esse exemplo para nos em I Timóteo capítulo 3, quando precisava de homens para trabalhar na obra dele diz assim: convém que o trabalhador seja: Honesto, Hospitaleiro, Marido de uma só mulher, Vigilante, não espancador e não ganancioso, que governe bem a sua casa, porque se alguem não governa a sua própria casa, terá cuidado com as coisas de Deus? Agora eu faço a mesma pergunta para todos: quem não obedece a Deus e não consegue governar a sua própria casa, poderá governar um Município, um Estado ou um País?

Em Êxodo capítulo 18 tambem está escrito a partir do verso 21, quando Moisés precisava de uma pessoa para ajudar a julgar o povo no deserto, seu sogro diz a ele: Procura homem, Capazes, temente a Deus, homem de verdade, não avarento (que ama mais o dinheiro), e póe-te sobre ele.

Mas nos dias de hoje, podemos ver representantes no poder sem preparo nenhum e a culpa é nossa, somos nós que colocamos ele no poder e muitas das vezes o motivo é:

A pessoas é boa - A pessoas é muito meu amigo - Ele me fez um favor - Ele me deu alguma coisa.
As vezes falamos: AAA o doutor fulano de tal merece minha confiança porque ele é um ótmo médico, se precisar ele me atende a hora que for, a consulta dele é X mas se eu não tiver nada ele nem cobra.
Querido não podemos confundir as coisas. Prefeitura, Assembléia Legislativa, Câmara de deputados etc, não é hospital, lugar de médico é no hospital, ele tem que provar outras coisas e te convencer que está preparado para o tal cargo, como disse antes, uma empresa exige Currículo e não se a pessoa é boa.

Ser Bãozinho é o nosso dever, isso não é virtude é mandamento de Deus, nosso dever é ser Honesto, de um ótmo carater e ajudar as pessoas mas não em troca de nada, em I Pedro 1:15 está escrito assim: Mas como é Santo aquele que vos chamou, SEDE (sempre) vós tambem Santos em toda a maneira de viver, Sede Santos, porque eu sou Santo. Santo quer dizer: Separado, diferente.

Agora se continuar-mos pensando que nossos representantes deve estar no poder por esses motivos de ser bãozinho ou por ter nos dados alguma coisa, além de estar-mos colocando um crimososo no poder, estamos tambem praticando um crime, e lugar de crimonoso é onde? Na cadeia ou no Poder legislando sobre o povo? Agora dar para entender o porque de tantas coisas erradas em nosso país? a culpa é de quem?
                                 Se existe lei é para ser Cumprida e quem não cumpre comete crime.
Devemos respeitar as Leis dos homens e principalmente as leis de Deus.

A Lei Eleitoral 4.737, no seu Artigo 299 diz o seguinte: É crime Eleitoral, dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita. Pena de 4 anos de prisão. O crime é para quem oferece e para quem aceita, muitas pessoas aceita favores e depois ainda quer que seu representante faça alguma coisa para o povo.

Devemos saber o seguinte: Onde precisa de entrar dinheiro, falta capacidade, temos muitos exemplos disso.
Quando uma pessoas não tem capacidade de tirar uma abilitação ela compra, e o resultado é colocar a vida dela e dos outros em riscos.
Quando um médico não tem capacidade de adquirir um diploma de medicina, ele compra, resultado, tira muitas vidas inocentes.
Imagina um advogado com diploma comprado, como que ele vai defender alguém.

Resultado: Como que uma pessoa que não esteja preparada para governar um município um estado e um pais pode fazer alguma coisa?

Nós podemos mudar isso, não comercializando o nosso voto e analisar o perfil de nossos representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário